quarta-feira, 29 de agosto de 2012

DE VOLTA REAÇÃO, O SUPER-HERÓI REACIONÁRIO

Li certa vez de um ‘valente’ não-identificado, um dos inúmeros idiotas que se aproveitam das possibilidades de anonimato oferecidas pela internet, dizendo o seguinte, após uma resenha feita sobre o primeiro número do gibi Reação, da Júpiter II: “O Salles é tão ignorante que nem sabe o que é reacionário!”. Pois bem, alguém que chama outrem de ignorante deve ser, imagino, um poço de cultura e sabedoria – ainda que lhe falte coragem para mostrar a cara, para mostrar o nome verdadeiro. Mas enfim, independente desse ‘culto e valente’, reafirmo: Reação é sim um super-herói reacionário, na medida em que se afasta das características dos atuais supers dos Quadrinhos – especialmente dos enfadonhos marvéticos e decenóicos da atualidade, tristemente inspirado nos asquerosos justiceiros e volverines da vida. É isso que significa o Reação, uma... reação contra a paranóia, as neuroses, as perversões e ódios que marcam grande parte dos personagens dos Quadrinhos da atualidade. Neste terceiro número de Reação (21 cm x 15 cm, capa couchê colorida e 28 páginas preto & branco) uma incrível coincidência faz com que um bandido vulgar tenha acesso às pílulas que dão superforça e poder de vôo, provocando pânico na cidade. Mas Luís Cláudio e seu mentor, o General Olímpio, farão de tudo para deter o super-meliante. Desenhos do artista de rua paulistano, o retratista William Cabral – ele também é autor da capa (colorizada por Wellington ‘Vulto’ Santos). A edição ainda inclui ilustrações por Dennis Oliveira, Márcio Rogério Silva e do mestre Elmano Silva. smeditora@yahoo.com.br

TURMA DO XAXADO DE VOLTA EM GRANDE ESTILO

Foi com muita alegria que recebi a nova publicação apresentando a Turma do Xaxado, de Antônio Cedraz, um caprichadíssimo álbum de luxo (28,5 cm x 21,5 cm, 48 páginas coloridas em papel couchê) intitulado O Livro De Encantamentos Da Maré De Vazante, apresentando histórias curtas da turminha mais querida dos Quadrinhos brasileiros – ilustradas por Cedraz e Sidney Falcão (cujo trabalho conheço desde os tempos do fanzine Miudins). O Livro de Encantamentos, além de magia, provoca também muitos risos, especialmente quando instigados pelo impagável Zé Pequeno. Ou pode também trazer perigos, quando invocado pelo ganancioso Arturzinho. As histórias da Turma do Xaxado, como sempre, são graciosas, emotivas, e de espírito crítico. E que nosso bom mestre Cedraz saiba que pode contar com nossas orações ininterruptas, para que possa superar os difíceis problemas de saúde que vem enfrentando. revista@xaxado.com.br - www.xaxado.com.br (JS)

BLUESERIA, O FANZINE PARA QUEM GOSTA DE BLUES

Os aficionados pelo estilo musical do blues podem contar com um fanzine muito especial – e fanzine é coisa de fã mesmo, de gente que gosta de falar sobre as coisas das quais gosta. Por isso o multi-editor Denílson Reis (da cidade de Alvorada/RS) apresenta o sexto número de Blueseria, 20 páginas no formato ½ A4, capa dupla de Anderson Ferreira (que vocês podem apreciar acima), e repleto de artigos, fotos e ilustrações sobre o mundo do blues, seus artistas, estilos, shows e sonoridade, com colaboradores de primeiro time como Alex Doeppre, Bira Dantas, Juliano Machado, Valdir ‘Hendrix’ Ramos, Luís Bissigo, Marcel de Souza e Laerçon Santos. O destaque são as crônicas do editor Denílson relatando os shows aos quais compareceu, escritas num estilo afetivo e pessoal, despretensioso, como se ele estivesse ao nosso lado, batendo um papo. A propósito, creio que seja esta mesma a intenção do editor, conforme suas próprias palavras expressas no editorial: “publicar o Blueseria é dar espaço para o Denílson amante do blues, que percorre os espaços brasileiros em busca de um show, seja com os músicos locais ou vindo da terra do blues, os EUA”. Denílson aparece em diversos fotos ao lado dos artistas dos shows aos quais presenciara – numa das fotos aparece com uma camiseta maneiríssima, com os personagens do desenho Os Impossíveis, dos estúdios Hanna-Barbera. Contatem o Denílson no e-mail tchedenilson@gmail.com, e curtam o versão virtual do fanzine em www.blueseria.blogspot.com (JS)