segunda-feira, 6 de maio de 2013

MÁRCIO SNO LANÇA A TERCEIRA PARTE DO DOCUMENTÁRIO FANZINEIROS DO SÉCULO PASSADO


Já comentei anteriormente sobre os documentários produzidos, organizados e dirigidos por Márcio Sno (podem relembrar desse comentário aqui: http://www.jupiter2hq.blogspot.com.br/2012/05/marcio-sno-e-os-fanzineiros-do-seculo.html). Recebo pelos correios a terceira parte do documentário Fanzineiros do Século Passado, indispensável para aqueles que se interessem pela produção off-mídia dos anos 90 pré-internet. Mais uma vez o dvd vem acompanhado por um fanzine-encarte, donde vou extrair alguns trechos que por si só explicam a importância do projeto:
- Márcio Sno é paulista, nasceu em 1975 e, desde então, é aquariano e corinthiano (nota do blogueiro: ninguém é perfeito...) (...) em 2005 lançou a cartilha Fanzines de Papel (que teve edição revista e ampliada em 2007), que servirá de base para um futuro livro. A partir das pesquisas iniciadas com essa cartilha, passou a produzir a trilogia Fanzineiros do Século Passado.
Confiram agora declarações do próprio Márcio a respeito de seu projeto:
- O que era uma simples pesquisa transformou-se em algo muito além do que eu poderia imaginar. Rendeu-me 3 capítulos de uma série de documentários que aborda a produção dos fanzines no Brasil por vários ângulos. (...) Não falou sobre tudo. Nem deveria. Nem teve essa intenção. A idéia era mesmo puxar a fila para que mais pessoas produzissem documentários com essa temática. (...) O único objetivo foi documentar o que se fez e se faz no fanzinato nacional. Sem amarras, sem ideologias, sem partidarismo, sem precisar pisar em cima de alguém. Registrar esse jeito peculiar de se comunicar, de se formar redes, de fazer as pessoas se movimentarem, de promover cultura, de se expressar. (...)
                Tudo isso alcançado com pleno êxito, em documentários filmados e editados com todo capricho e profissionalismo. Contatos com meu velho amigo e parceiro Márcio Sno em marciosno@gmail.com (JS)

Nenhum comentário: