quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

AUTORES MARANHENSES ARREBENTANDO!!!


Fator RHQ e Novo Sistema são os nomes de duas das mais efervescentes cooperativas maranhenses de produção de Quadrinhos que apresenta novos & pujantes talentos da cena nacional das HQs. E elas já estão na ativa há vários anos com diversos lançamentos, e nesta semana tive o júbilo de receber mais três delas: as edições números 4 e 5 de O Espetacular Homem-Caveira e o primeiro número de um novo e instigante personagem, Lápide. O primeiro é um velho conhecido dos fanzineiros e leitores de produções independentes, criação de Zílson Costa, t.c.c. Zeck, prima pelo bom humor e neste ponto acerta em cheio, pois o tipo é engraçado pra caramba! O Homem-Caveira é o jovem Gílson Santos, adolescente tímido e franzino que, pronunciado a frase ‘Não é hora de morfar!’ (???) na posse de um medalhão (ou fivela de cinto?) se transforma no intrépido e debochado Homem-Caveira. 

No número 4 (formato 21 cm x 25 cm, capa ilustrada por Carlos Baima e colorizada por Zeck, com 32 páginas p&b e tons de cinza), o autor aproveita para prestar homenagem a uma das paixões de sua infância, o super-herói dos seriados japoneses Jaspion – e a hilariante HQ é seguida de um artigo assinado do próprio Zeck, explicando a importância desse personagem em sua vida, seja no seriado da tv, seja nas Histórias-em-Quadrinhos (que foram desenhadas por vários autores brasileiros). No número 5 (mesmo formato, 28 páginas p&b e tons de cinza, capa colorida por Rayanderson de Oliveira), o Homem-Caveira reencontra um velho inimigo, o Homem Poodle (uma sátira daquele lamentável Lobo, da DC Comics), que está com o firme intuito de matar o Papai Noel devido a traumas de infância. Desta feita o autor Zeck se encarregou do roteiro e deixou os desenhos para Rayanderson.
Já o primeiro número do Lápide (21 cm x 15 cm, 36 páginas p&b e tons de cinza, capa colorida por Rayanderson de Oliveira) é muito diferente do Homem-Caveira. Criação do jovem Well Jun, apresenta a história ‘Herança Maldita’, escrita por Riccelle Sullivan Suád (autor do Homem-Camaleão, já comentado várias vezes neste blog) e ilustrada por Zeck (em sua melhor forma!), que também dá seus pitacos no roteiro. Traumatizado por ter presenciado um massacre promovido por um demente, o jovem Victor desperta do coma e começa a chacinar pessoas tal como o exemplo que presenciara. Sangue pra todo lado, não é pra menos que completa o gibi um artigo completo sobre a série cinematográfica Sexta-Feira 13. Prestigiem nossos colegas maranhenses – não somente por serem brasileiros como nós, mas porque o trabalho dos caras é bom demais e vale a pena mesmo conhecer. www.comicstationfatorrhq.blogspot.com (JS)

INUSITADO ENCONTRO DE SUPER-HERÓIS BRASILEIROS!



O mineiro (de Divinópolis) Dennis Oliveira é um apaixonado pelos super-heróis brasileiros dos Quadrinhos, tendo lançado diversos fanzines quase sempre apresentando inusitados encontros entre tais personagens. E agora nos chega mais uma publicação no estilo: Querela 2 – O Legado – e o nome se explica assim que vemos o autor da capa, o artista e historiador das Histórias-em-Quadrinhos, Lancelott Bartolomeu Martins. Ainda na década de 80 do século passado, Lance editava um fanzine chamado exatamente Querela, onde apresentava seus personagens, tal como Exu. Hoje, não poderia haver personagem mais apropriado de Lancelott, do que O Catalogador (se duvidam, confiram o blog onde Lance cataloga e analisa os personagens dos Quadrinhos, com destaque para os brazucas: http://hqquadrinhos.blogspot.com.br/). Lance participa desta edição, além da capa, ilustrando os personagens citados. Querela 2 – O Legado (21 cm x 15 cm, capa colorida com 24 páginas p&b tons de cinza) começa com um excelente editorial de J.J. Marreiro (o autor da célebre Mulher-Estupenda, que faz uma ‘ponta’ no fanzine) e prossegue com a HQ ‘A Fúria Do Homem-Aço’, escrita e ilustrada por Dennis Oliveira, onde podem ser vistos, além do Homem-Aço (criação de Ivo José Silva), o Trovão dos Guerreiros da Tempestade (criação de Anísio Serrazul) e o Vulto, de Wellington Santos, que os fiéis leitores dos gibis da Júpiter II conhecem tão bem – Wellington é também autor da ilustração central, mostrando não o seu Vulto, mas o Homem-Aço. Imperdível! dennygalahan@gmail.com (JS)

ICFIRE EM CORES!!!


Para comemorar os seis anos de existência da revista, o 97º. (leiam bem: nonagésimo sétimo!) número de Icfire, o super-herói do fogo e do gelo, criação do intrépido potiguar Chagas Lima, apresenta memorável supresa: a HQ principal, ‘Icfire Super 4’ (escrita e ilustrada pelo autor), é toda colorida em suas 8 páginas! E Icfire se vê as voltas com a exótica Dominique, uma sensual vilã por quem sente uma mescla de raiva e atração. As outras 12 páginas (em p&b) apresenta charge com os personagens Os Intelectuais, do irmão de Chagas, Assis Lima, além da sessão de cartas e até de um calendário para 2013 – ou seja, um gibi feito por quem gosta de gibi, mesmo! Grande expectativa para o centésimo número, que já se avista no horizonte! www.icfirehq.blogspot.comicfire.clima@gmail.com (JS)