sexta-feira, 1 de novembro de 2013

QUEM É JUJU FAÍSCA?

 
                No fanzine Personagens dos Gibis n.2, lançado em dezembro de 2007, ocasião em que o mestre e amigo Gedeone Malagola ainda estava entre nós e mantínhamos contato muito próximo, decidimos republicar uma HQ produzida por ele na segunda metade dos anos 50 do século passado, apresentando uma personagem infanto-juvenil chamada Juju Faísca. E foi o próprio Gedeone quem escreveu um texto a respeito, conforme segue abaixo:

No mercado editorial brasileiro das décadas passadas, quando um personagem de revista norte-americana tinha sua produção suspensa ou cancelada por lá, mas continuava a fazer sucesso nas bancas daqui, as editoras nacionais passavam a produzir, com ajuda de artistas brasileiros, novas aventuras com tais personagens. O mesmo acontecia quando a demanda era maior do que a produção estrangeira. Os exemplos são fartos: José Menezes fez Jim das Selvas; Walmir Amaral fez Fantasma, Mandrake e Cavaleiro Negro; José Geraldo e Getúlio Delphin fizeram Jet Jackson e Charlie Chan; Primaggio Mantovi fez Rocky Lane; João Batista Queiroz fez Dennis o Pimentinha; Pato Donald, Zé Carioca e muitos outros da Disney foram produzidos por Waldir Igayara de Souza e Renato Canini, entre outros. Eu mesmo trabalhei com vários personagens estrangeiros, como Professor Pingüim, Lili a Modelo (de Stan Lee), Tor (de Joe Kubert), Homem-Mosca (original de Jack Kirby, aqui desenhado por Luiz Rodrigues), X-Men (de Stan Lee e Jack Kirby, no Brasil desenhado por Walter Gomes), e uma personagem que me deixa intrigado até hoje: nos anos 50 recebi uma revista editada pela La Selva, Juju Faísca, e tive que rapidamente produzir HQs deste material, do qual não encontrei nenhuma identificação de origem. Procurei seguir a linha original e, aos poucos, fui incluindo outros personagens e adaptando-os a vida brasileira. Mas, até hoje NUNCA soube o nome original da personagem, nem sobre seus autores. Parece produção da Marvel com desenhos de Dan di Carlo. As capas das edições brasileiras eram feitas pelo saudoso João Batista Queiroz, seguindo o trabalho original. Quem poderia me ajudar a solucionar este mistério?


                Posteriormente, na década de 90, o Clube dos Quadrinhos (CLUQ) do editor Wagner Agusto lançou uma edição especial com Juju Faísca, agora é a Júpiter II que tem esse privilégio de apresentar esta personagem a nova geração de leitores, com uma edição especial (formato 21 cm x 15 cm, 24 páginas p&b com capa colorida – produzida por Thiago da Silva Mota, também o autor da ilustração da quarta capa). Aproveitamos também para mostrar dois personagens produzidos por Gedeone Malagola muito antes de Juju Faísca: Uk e Uka, um menino e uma menina da idade da pedra (acham que Uk e Uka também merecem uma edição especial, caros leitores?). Mas o mistério continua: quem é Juju Faísca? Seja qual for sua origem, a diversão é garantida! (JS)