sexta-feira, 1 de agosto de 2014

CELTON RETORNA AOS QUADRINHOS COM 'A CHEGADA DO HOMEM-DENGUE'

                Após sua explosiva ‘Edição de Indignação’ no número anterior, quando denunciou a ação infeliz, prepotente, injusta e autoritária de um oficial da Polícia Militar mineira contra si, o multi-homem Lacarmélio Alfêo de Araújo volta aos Quadrinhos com a 31ª. edição do Celton (21 cm x 15 cm, capa em couchê colorida, 32 páginas em p&b), nome com o qual o próprio autor hoje é conhecido e reconhecido. E logo no editorial percebemos que Lacarmélio ainda não esqueceu o que se passou com ele conforme relatado na citada ‘Edição de Indignação’, e mais do que isso: confessa que o episódio provocou nele mudanças íntimas que se refletem nos seus roteiros. Diz ele, textualmente:

Era hora da revista tomar outros rumos, com certeza, pois a indignação com a vitrine do serviço público, em seus vários aspectos, explodiu em mim. (...) Até o herói, Celton, o qual sempre apresentei como pacato, meio zen, está diferente: um cara real, decidido, vítima e revoltado, como qualquer um de nós, com a corrupção política e a vitrine do serviço público.


                O melhor de tudo foi constatar, lendo a HQ, que o talento de Lacarmélio não só continua o mesmo, mas melhorou ainda mais. A HQ desta revista, a primeira parte de ‘A Chegada do Homem-Dengue’, é uma aventura cheia de tramas, mistério, ação e o bom humor tão peculiar para quem já conhece a obra do artista mineiro – e sem deixar de lado a denúncia política. Na história, um vereador corrupto planeja o sequestro de um atormentado cientista para usurpar dele a descoberta da vacina contra a dengue. Acontece que a Cida, namorada do Celton (o mecânico boa-praça com super-força) acaba sendo envolvida na tramóia, o que é claro envolve também o herói. Lacarmélio aproveita para alfinetar o oficial que o insultou na vida real, criando no gibi o personagem tenente Pavão, um policial militar mal-humorado e arrogante. Mais uma vez devo a meu querido amigo Paulo Joubert o recebimento de mais este número do Celton, afinal, a única distribuição feita da revista se dá através do próprio Lacarmélio, que as vende em pontos congestionados do tráfego na capital mineira. Menos mal que agora o autor disponibilize suas HQs para leitura virtual, mediante módicos R$ 2,00 nos endereços www.facebook.com/lacarmelio.alfeodearaujo  e www.revistacelton.blogspot.com.br. O contato por email é revistacelton@ig.com.br (JS)

Nenhum comentário: