domingo, 5 de outubro de 2014

OS X-MEN POR GEDEONE MALAGOLA!!!

O historiador das HQs Worney Almeida de Souza e o quadrinhista & cartunista Márcio Baraldi já atuaram diversas vezes como editores, e voltam à carga nesta função com um lançamento precioso: Arquivos de Gedeone Malagola – Os X-Men Em Ação. Um edição caprichadíssima no formato 27 cm x 16 cm, 92 páginas preto & branco, capa colorida de Walter Silva Gomes a partir do que já havia feito para um Super-Almanaque dos X-Men, lançado pela Gráfica Editora Penteado/GEP na década de 60 do século passado. Worney e Baraldi nos proporcionaram um precioso resgate do mercado editorial brasileiro, as HQs com os personagens da Marvel, os X-Men, produzidas por autores brasileiros, majoritariamente escritas por Gedeone Malagola e ilustradas por Walter Silva Gomes, publicadas originalmente nos gibis da GEP e reunidas pela primeira vez nesta edição. Tudo vem muito bem explicadinho no texto introdutório (autoria de Roberto ‘Meteoro’ Guedes), mas em linhas gerais aconteceu assim: a GEP passou a publicar, no final dos anos 60, alguns personagens da Marvel Comics que não eram publicados pela Ebal, de Adolfo Aizen, entre eles os X-Men (na época nós dizíamos ‘xis-méin’). Como as revistas originais da Marvel traziam muito mais páginas de publicidade do que as revistas brasileiras, para ocupar aquelas 7 ou 8 páginas restantes, o diretor da GEP Miguel Penteado decidiu pedir a seus artistas que produzissem eles mesmos HQs dos X-Men – e todas as que foram produzidas naquela ocasião, são reapresentadas nesta portentosa edição lançada agora por Worney e Baraldi. No total dez histórias, das quais destaco duas neste breve comentário: o encontro entre os X-Mens originais e o Poderoso Thor (coisa inédita até mesmo na Marvel Comics) e a última produzida pelos brasileiros, que foi capa das Edições GEP (capa que vocês podem conferir aí embaixo) e apresentou um monstruoso supervilão que posteriormente foi copiado pela Marvel Comics  num dos gibis team-up do Homem-Aranha. Para mim foi uma deliciosa surpresa esta edição, pois já não tenho mais as edições originais da GEP – e quem quiser adquirí-las, hoje em dia, tem que ser milionário, diante dos preços impostos pelos extorsionários dos comics. Ah, sim, os editores advertem que se trata de uma ação entre amigos com tiragem limitada, dedicada a estudiosos e colecionadores, sem interesse econômico e sem pretensões de usurpar os direitos autorais, sejam os da Marvel ou dos autores brasileiros. Mas claro, os editores têm o direito de serem ressarcidos das despesas de impressão e correios, ok? Qualquer dúvida, escrevam para produtoraculturalwaz@yahoo.com.br (JS)

CONFIRAM A SEXTA EDIÇÃO DO QUADRANTE SUL

Os veteranos editores gaúchos do Quadrante Sul estão de volta, em outra edição caprichadíssima (a sexta – formato 21 cm x 15 cm, 28 páginas p&b e tons de cinza, capa couchê colorida com incrível arte de Daniel HDR e cores de Matias Streb), apresentando HQs reunindo artistas de várias gerações. Marcelo Tomazi explica claramente a finalidade da publicação:

Levar ao público atual os bons quadrinhos alternativos dos anos 80 e 90 do século passado. HQs publicadas em fanzines e quadrinhistas que faziam aquilo somente por amor à arte voltaram. E esse precioso conteúdo é sempre mesclado aos novos talentos e às estrelas de sua geração.


                Dentre os veteranos, o destaque é mais uma vez a presença do mestre Julio Shimamoto, voltando a ilustrar uma HQ de duas páginas com o personagem Bruce, O Exterminador, criação de Denílson Reis (que também é o roteirista da história publicada neste número). Bacana também rever a volta de um personagem que ficou muito conhecido entre os leitores de fanzines no passado recente, O Caçador, de Marcelo Tomazi, numa aventura porreta passada nos esgotos de uma grande cidade. A revista ainda apresenta artigos, em destaque um que relembra a Quadrimania, evento de HQs e filmes alternativos que chamou muita atenção quando foi realizado em Porto Alegre, no ano de 1996. Peçam esta sexta edição do Quadrante Sul através do email quadrantesul@ymail.com (JS)