O GAÚCHO e outros heróis



O GAÚCHO - personagem criado por Julio Shimamoto, foi publicado originalmente no suplemento Folhinha de São Paulo do jornal Folha de São Paulo, entre os anos de 1963 e 1965. Fidêncio, O Gaúcho, é viajor do pampas que, ao lado do jovem e fiel companheiro Zoca, vivem aventuras promovendo a justiça por onde passam. A Júpiter II honradamente republicou toda a saga de O Gaúcho, em 4 memoráveis edições.

O Gaúcho n.1 (maio de 2007) - 56 páginas, capa de Julio Shimamoto (produzida especialmente para esta edição). E ainda: ilustração de Márcio Rogério Silva.



O Gaúcho n.2 (setembro de 2007) - 76 páginas, capa de Julio Shimamoto (feita especialmente para esta edição) colorizada por Adauto Silva. E ainda: ilustrações de Paulo José e Edu Manzano.



O Gaúcho n.3 (maio de 2008) - 32 páginas, capa de Julio Shimamoto (feita especialmente para esta edição) colorizada por Adauto Silva (ele que também é o autor da ilustração presente neste número).




O Gaúcho n.4 (agosto de 2008) - 44 páginas, arte da capa Julio Shimamoto (feita especialmente para esta edição) colorizada por Adauto Silva. E ainda: ilustração de Laudo Ferreira Jr.




CHICO SPENCER
por José Salles & Emmanuel Thomaz

CHICO SPENCER n.1 (junho de 2011 - capa de Emmanuel Thomaz) 28 páginas p&b apresentando as duas primeiras HQs com o personagem e seu ambiente: "Detetive Urbano" e "O Anjo Que Nunca Morre", ambas escritas por José Salles e ilustradas por Emmanuel Thomaz.


CHICO SPENCER n.2 (outubro de 2011) - 28 páginas p&b, capa de Emmanuel Thomaz. Apresentando a HQ "Aquela Que Eu Amo Pertence A Outro", escrita por José Salles e ilustrada por E. Thomaz. E ainda: ilustração de Wellington Santos.


CHICO SPENCER n.3 (abril de 2012) - 28 páginas p&b, capa de Emmanuel Thomaz, apresentando a HQ em duas partes "A Prece", escrita por José Salles e ilustrada por Emmanuel Thomaz.


CHICO SPENCER n.4 (dezembro de 2012) - capa de Emmanuel Thomaz, 32 páginas p&b, mais duas HQs escritas por José Salles e ilustradas por Thomaz: 'Vingança', onde um padre tenta impedir derramamento de sangue; e 'Domingo', um final de semana na vida de um irritadiço Chico Spencer. Esta edição ainda apresenta ilustrações de Chagas Lima e Márcio Rogério Silva.


CHICO SPENCER n.5 (junho de 2013) - capa de Emmanuel Thomaz. 32 págimas p&b, apresentando duas HQs escritas por José Salles e ilustrada por Thomaz: 'O Contrato' (arte final de Carol Gimka), mostra um matador profissional contratado para matar Spencer; e 'O Natal Com Que Sonhei', onde o detetive procura mostrar a um casal amigo uma maneira de se viver bem o dia de Natal.

CHICO SPENCER n.6 (dezembro de 2013) - capa de José Menezes, ele que também assume, a partir desta edição, os desenhos das HQs, que continuam sob os roteiros de José Salles. Aqui, nas 28 páginas p&b temos 'O Eunuco Vingador', um psicopata homicida misógino aterrorizando a cidade. E mais: duas ilustrações coloridas de Elthz.

CHICO SPENCER n.7 (novembro de 2014) - capa de José Menezes, 32 páginas p&b apresentando a HQ "Laços Amarelos", escrita por José Salles inspirado pela música Old Oak Tree. Ilustração final de Verônica Saiki. Inicia-se nesta edição a coluna 'Favoritos do Spencer', onde José Salles comenta sobre filmes antigos.




BRIGADA DAS SELVAS - criação de Ailton Elias, presença marcante no antológico fanzine Historieta (editado por Oscar Kern) e em revistas independentes, agora pela Júpiter II numa edição muito especial!

Brigada das Selvas (maio de 2010) - capa de Adauto Silva, 32 páginas p&b com duas HQs, ambas escritas por Antonio Pereira Mello e ilustradas por Ailton Elias: A Lei Venceu O Crime e Plano Diabólico.


Brigadas das Selvas (julho de 2013) - capa de Wellington Santos, 28 páginas p&b apresentando duas HQs ilustradas por Ailton Elias: 'Os Olhos da Mente' (roteiro de Oscar Kern) e 'Epadu' escrita por Emir Lima Ribeiro.


HU QUAN - na melhor tradição dos Quadrinhos de artes marciais, surge este novo personagem criado por Fab Cruz, Douglas Félix e Luiz Meira.

Hu Quan parte 1 (agosto de 2008) - 32 páginas apresentando a HQ Medo. Capa: lápis de Luiz Meira, arte-final de Renato Rei, cores de Douglas Félix.



RAJADA - a implacável justiceira mercenária (criação de Renato Rei) em violentos embates, HQ recomendada para adultos!

Rajada (fevereiro de 2009) - 24 páginas apresentando a HQ Influências, escrita e desenhada por Renato Rei, arte-final de Luiz Meira. E ainda, ilustração de Laudo Ferreira Jr. & Omar Viñole.




CAPITÃO MACNAMARA CONTRA A INVASÃO EXTRATERRESTRE
o roteirista José Salles se diverte criando aventura que mescla seus gêneros favoritos: faroeste, ficção-científica e terror, tudo isso, é claro, regado de muita aventura! Mini-série em duas edições.

Capitão MacNamara contra a Invasão Extraterreste parte 1 (novembro de 2008) - capa de Douglas Félix (arte) e Luiz Meira (cores). 32 páginas. Roteiro de José Salles e desenhos de Edu Manzano.


Capitão MacNamara contra a Invasão Extraterreste parte 2 (fevereiro de 2010) - 32 páginas, capa de E.Thomaz. Roteiro de José Salles, arte de E.Thomaz.


Capitão MacNamara contra a Vingança Extraterrestre (maio de 2013) - 40 páginas, arte da capa de José Menezes colorizada por Adauto Silva. Desta feita, Capitão MacNamara e amigos enfrentam a ameaça alienígena no torvelinho urbano de Chicago no final do século XIX. Roteiro de José Salles ilustrado por José Menezes.



MEIA-LUA, O REI DA CAPOEIRA de Hayle Gadelha e Julio Shimamoto
Lançado na antológica revista Kiai (números 2,3 e 4) editada pela curitibana Editora Grafipar, no começo da década de 80 do século XX, Murilo Meia-Lua, ou simplesmente Meia-Lua, O Rei da Capoeira, é agora reapresentado com o selo Júpiter II numa edição especial com 24 páginas em p&b onde, além da reedição das três HQs produzidas com o personagem (roteiro de Hayle Gadelha e arte de Julio Shimamoto), traz ilustrações de Luiz Eduardo Luga, Adauto Silva, Laudo Ferreira Jr. e Renato Rei, e um artigo sobre capoeira escrito por Julio Shimamoto (que também assina o prefácio, além de ter desenhado a capa especialmente para esta edição – colorizada por Adauto Silva).


TIRAS vs MONSTROS
A pitoresca criação de José Salles & Antoniêto Pereira. Pedro e Paulo são dois policiais militares que enfrentam monstros famosos do cinema e da literatura.

TIRAS vs MONSTROS n.1 (maio de 2011) capa de Antoniêto Pereira, 24 páginas apresentando duas HQs: "Monstro Alienígena" e "A Fúria da Múmia", ambas escritas por José Salles e ilustradas por Antoniêto Pereira.

TIRAS vs MONSTROS n.2 (outubro de 2012) capa de Antoniêto Pereira, 24 páginas apresentando duas HQs (ambas ilustradas por Antoniêto Pereira e escritas por José Salles): "Tiras vs Lobisomem" e "O Monstro Da Noite".

TIRAS vs MONSTROS n.3 (março de 2013) capa de Antoniêto Pereira, 28 páginas apresentando duas HQs (ambas ilustradas por Antoniêto Pereira e escritas pos José Salles): "Tiras vs Frankenstein' e 'Tiras vs Fantasma Medieval'.

TIRAS vs MONSTROS n.4 (abril de 2014) capa de Antoniêto Pereira, 28 páginas apresentando duas HQs (por Salles & Pereira): 'Terror No Cemitério', onde Pedro e Paulo enfrentam uma ameaça que é a personificação da morte; e 'Assassino Na Rua Necrotério', um imenso gorila assassinando prostitutas.

TIRAS vs MONSTROS n.5 (junho de 2015) capa de Antoniêto Pereira, 28 páginas p&b apresentando a HQ 'Ameaças Gigantescas' escrita por José Salles e ilustrada por Antoniêto Pereira, inclui artigo assinado por José Salles falando sobre os filmes que inspiraram esta edição: O Ataque da Mulher de 15 metros e War Of The Colossal Beast

3 comentários:

Cleber disse...

essa obra do Shimamoto O Gaúcho parece ser muito legal e um bom exemplo de quadrinho nacional, me lembra um livro que gosto muito Um Certo Capitão Rodrigo do Erico Verissimo. Pena que ñ foi mais longeva.

itoro disse...

parece muito interessante como faço para adquir a obra o gaucho favor entre em contato irantorao@hotmail.com

Alvary disse...

Boa noite! Como posso adquirir está 4 edições do de O Gaucho? Se for atendido agradeço! Abraço obrigado pela atenção!